?

Log in

No account? Create an account
Chibi Roriita
Editora Abril X Harajuku 
19th-May-2008 02:54 pm
Esse mês saíram na Capricho e na WITCH (ambas da editora Abril) pseudo-editoriais de moda sobre Harajuku. Sim, "pseudo", afinal qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sobre Harajuku consegue notar que nada do que aparece naquelas páginas retrata o que é usado de fato nas ruas.

As matérias em si foram desastrosas. A Desciclopédia seria mais informativa, juro. Uma pesquisada rápida na Wikipedia seria de grande ajuda também. Mas não fizeram nada disso. Quem escreveu aquilo tirou umas definições totalmente equivocadas do nariz (pepita de ouro! "gothic lolita é uma versão mais sexy da sweet lolita" Sexy, véi??? Tenha dó u_u). A maquiagem da "sweet lolita" da Capricho é um detalhe a parte que merece destaque: tenha medo! O_O"

Scan da WITCH:
by Nyuu

Scans da Capricho:
Páginas 60 e 61
Páginas 62 e 63
Páginas 64 e 65
Páginas 66 e 67
Detalhe - Página 61
Detalhe - Página 62
Detalhe - Página 63
Detalhe - Página 64
Detalhe - Página 65
Detalhe - Página 66
Detalhe - Página 67
Créditos: Mandy

Tais matérias renderam discussões no orkut (links dos tópicos abaixo).

Harajuku
matéria na Capricho

Capricho
vcs gostaram da matéria made in japan?
Edição 1044 - Made in Japan [comentários]

Gothic Lolita
Matéria sobre Harajuku na Capricho
[Matérias] Revista WITCH - Harajuku

É deveras triste notar que em geral as meninas da comunidade da Capricho postavam comentários extremamente vazios. Elas não tinham nenhuma noção sobre o que estavam criticando e nem tinham conhecimento de que essa "moda do Japão" não é usada só no Japão.

Citações comuns lá eram: "ninguem (em sã consiencia) vai usar aquilo", "só elas pra usarem aquilo mesmo", "ninguém usa isso aqui". Oi, ninguém? O_O" Claro que tem gente adepta desses estilos aqui, sim! Decora (que a Capricho chamou de "candy girl" ¬¬"), lolita, VK... tem tudo isso aqui no Brasil. Claro que tem gente que não tem a menor noção do que está fazendo ao tentar montar um visual kei, por exemplo, e os erros bizarros dessas pessoas acabam comprometendo a divulgação correta do estilo, mas... EXISTE!

A dita "moda japonesa" não está só em Harajuku ._. É inspiração presente em muuuito mais lugares do que pensam (essas meninas acostumadas a seguir tudo o que vem do circuito Paris-Milão deviam ter mais consciência disso). Se dissessem, por exemplo, que Harajuku era a tendência da próxima estação todo mundo ia achar o máximo!

Morro de pena de quem segue a moda dessa forma tão robótica. Eu quero fazer faculdade de Moda, sabem, desde os 12 anos quero isso. E não é porque eu gosto das coisas que estão na moda, é justamente o contrário! Pessoas que seguem a moda pra mim jamais seriam bons estilistas o_o Estão preocupados em seguir, não em criar. Eu já sou totalmente contrária a isso, me incomoda profundamente usar algo que todo mundo usa. Moda é pra ser divertida e é uma forma de expressão. Eu não quero ser igual a todo mundo, dá pra entender? ._.

Uma citação de mim mesma na comunidade da Capicho:

"Na Liberdade as pessoas não estranham tanto "as pessoas se vestindo diferente" porque boa parte dos jovens que freqüenta o lugar tem um pingo de conhecimento sobre o Japão e tals. Claro que tem as pessoas random que caíram lá de pára-quedas e acham que estão em outro planeta (incomodados que se mudem ;D), mas o que eu uso na Liberdade uso em qualquer outro lugar (pegando ônibus e metrô, por exemplo).

Se as pessoas olham? Aham. Também apontam, dão risada... fazer o que? Fico muito feliz de não ser igual a elas...

Eu acho horrível meninas barrigudas de calça apertada de cintura baixa e mini blusa com aquelas banhas pulando pra fora parecendo um salame amarrado numa tripa... E mesmo meninas magras com calças apertadas que não se tocam que tem culotes.

Uma coisa que eu sempre achei estranho nas patricinhas é que elas gostam de se destacar e tudo, mas... elas se vestem tão iguais o_o Elas só usam o que tá na moda. Elas são iguais a "todo mundo" x_x Por que essas pessoas acham que estão se destacando? o_o'"


E olha como eu vou mudando de assunto disfaraçadamente =D Er... a idéia do post era basicamente essa: A Capricho pisou na bola. A WITCH também. Já saiu pouca coisa na Veja, mas saiu também e não foi legal. Tudo isso me leva a crer que a editora Abril tá de sacanagem. Sério, eles podiam usar o Google que já ajudava um pouco. E as leitoras dessas revistas (de uma forma geral) não são exatamente questionadoras. O mais provável é que olhem, leiam, pensem "é isso mesmo" e mais nada. É uma pena porque estão totalmente equivocadas.

Nossa, que post enorme o_o Será que alguém vai ler? Enfim...
Comments 
21st-May-2008 03:36 pm (UTC)
não dá pra acreditar que alguém publique tudo isso sem nem pesquisar sobre o que está falando o_o'
21st-May-2008 03:37 pm (UTC)
sem contar os erros de português que tem na matéria...
4th-Jun-2008 05:01 pm (UTC)
Acredite. É triste, mas é verdade x_x
28th-May-2008 08:05 pm (UTC)
Bem, em relação a design na editora Abril, e na Veja ser uma revista estúpidamente tendenciosa, não posos comentar pq já tenho um puta pé atrás, pelas história que já ouvi de quem trabalho lá, inclusive.

Quis morrer com cada foto weird e cada terminologia BIZARRA que usaram. Na minha humilde opinião, esses veículos de comunicação contribuem ainda mais pra que tenham uma visão distorcida do estilo em si. E ainda acho que faz falta uma cena bem definida e tals. Se fossemos maior em número de sairmos por aí "montadas" as pessoas seriam forçadas a se acostumar com essa carga de informação visual.
4th-Jun-2008 05:02 pm (UTC)
Pois é. Mas como a "comunidade" que temos basicamente se resume a orkut mesmo as pessoas vão acreditar em quem: na revista da Abril ou num bando de meninas da internet? u_u
4th-Jun-2008 05:58 pm (UTC)
Isso me deixa em depressão profunda ¬¬ Acho muito legal e tal tem uma comunidade do orkut, mas eu sinceramente acredito que nunca aqui no Brasil terá uma cena definida. Seja lolita, jrocker ou VK
(Deleted comment)
3rd-Aug-2008 06:24 pm (UTC)
Não tem que pedir desculpas pela invasão, não xD A coisa mais legal que tem é receber comentários de gente nova \o/

Pode me add no seu LJ? ^^ É que o seu é FO, ne? xD Vou te add tb :3
This page was loaded Jan 18th 2018, 11:17 am GMT.